12a Maratona de Programação Paralela

Edição Atual

Clique aqui para a Maratona de Programação Paralela deste ano

2017 Maratona de Programação Paralela


A Maratona de Programação Paralela é uma tilha do SBAC-PAD desde 2006.

Este ano, haverá apenas uma competição, usando tanto infraestrutura multicore quanto manycore. Teremos duas categorias: Local e Remota. Veja maiores detalhes nas regras, escolha uma categoria e participe.

O principal propósito dessa competição é fomentar o conhecimento em programação paralela e distribuída em um torneio de alto nível. Seus alvos são as respostas corretas e o ganho de desempenho. Alunos de graduação e pós-graduação de Ciêcia da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação e cursos correlatos são convidados a participar desta Maratona.

Cada equipe é composta por 3 (três) estudantes e um treinador. Eles têm aproximadamente 5 horas para resolver até 9 problemas. Para a Competição Local, as equipes podem trazer qualquer tipo de material impresso (e.g. livos, manuais, anotações, artigos).

O julgamento é rigoroso. No começo da competição, os times recebem a descrição dos problemas e sua solução sequencial (serial). As resoluções não só devem ter as respostas iguais, mas também apresentar desempenho (speedup) em suas versões paralelas (ou distribuídas), medidas de acordo com critérios definidos pelo comitê da competição atual.

Quando a competição acabar, todos os times terão seus resultados disponíveis e os vencedores serão anunciados no jantar oficial do SBAC-PAD.

Agende essas datas:


Entre 17 e 20 de Outubro de 2017, em Campinas/SP


Em conjunto com o International Symposium on Computer Architecture and High Performance Computing - SBAC-PAD 2017 e o Simpósio em Sistemas Computacionais - WSCAD 2017.

Organizado por
Melhor visto no Mozilla Firefox.